No início da semana nenhum dos estreantes poderia antever como seria importante essa semana e como seria uma experiência memorável.
Passado o primeiro dia, um dia muito confuso na comunidade devido à distribuição das camaratas, à receção dos vários grupos, ao ritmo próprio da comunidade e ao desenrolar repentino de atividades, todo o grupo começou a entrar num espírito de partilha e união.
Todos os dias há três pequenas orações, uma ao início da manhã, outra antes do almoço e a última depois de jantar. Nestas orações é dada a oportunidade de relaxar um pouco e refletir bastante. Nesses momentos de oração, os irmãos e toda a comunidade junta-se e enche a igreja da comunidade, que por sinal é enorme, num silêncio incrível.
Mas, Taizé não é apenas um local de oração! Nestes encontros semanais que decorrem em Taizé, os jovens têm oportunidade de refletir sobre a sua vida, a sua relação com os outros e com Deus. Aprendem a viver em comunidade, a ter horários comuns, conhecem muitos jovens de outras nacionalidades, convivem, partilham experiências, fazem jogos, fazem reflexões bíblicas em grupo, participam em workshops, fazem passeios, etc. Enfim têm uma semana muito preenchida!
Este ano puderam participar nos rituais do início da quaresma com a celebração das cinzas, a adoração da cruz e a celebração da luz.
O Grupo do Entroncamento era constituído por alunos do Entroncamento, Golegã e Rio Maior. Durante a semana, todos interagiram uns com os outros e criou-se espírito de grupo que culminou com um grande passeio por Taizé para conhecer melhor as redondezas com lindas paisagens.
Os dias passaram depressa com momentos bons e outros ainda melhores.
Esta semana vai perdurar na memória de todos os que participaram como sendo uma semana de reflexão, recolhimento, convívio e a amizade!